top of page

Mesa de Abertura

Na abertura, é feita uma introdução ao evento no sentido das razões e motivações para que ele ocorresse. A mesa conta com a participação dos presidentes do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, da coordenadora-geral do Projeto Fazendo Comuns e dos próprios estudantes participantes do projeto

Painel 1: De que se trata a pauta política do recreio escolar?

O primeiro painel do evento levanta o questionamento sobre o que significa a pergunta-título do evento: ‘As crianças falam?’. Discute a respeito do que está em jogo na demanda política das crianças pelo recreio escolar e como a ação dos estudantes nos ajuda a pensar sobre a relação entre a infância e a democracia.

Painel 2: Mobilizações estudantis frente à demanda política do recreio

O segundo painel do evento tem falas e depoimentos dos estudantes sobre suas mobilizações visando a reivindicação de tempo e espaço de qualidade para o recreio escolar. Traz também um debate sobre os impactos da falta de recreio para as crianças, a partir de produções artísticas elaboradas por estudantes a partir de suas experiências cotidianas de falta ou insuficiência do recreio escolar.

Painel 3: O "fazer comuns"; da escola na relação co-geracional

O último painel do evento traz para debate a construção co-geracional do cotidiano escolar, isto é, a produção do diálogo sobre o recreio a partir do ponto de vista de diferentes gerações: as crianças, os adolescentes, suas professoras e funcionários da escola. A mesa conta com a exibição de um vídeo com entrevistas realizadas por estudantes com suas professoras; a fala de uma representante do movimento estudantil organizado (UBES e AERJ) sobre a questão do recreio; o depoimento da coordenadora pedagógica de uma escola sobre a demanda política do recreio; e a fala de uma pesquisadora da área da infância sobre a relação adulto- criança na escola brasileira contemporânea.

  • alt.text.label.Instagram

©2025 por Fazendo Comuns

bottom of page